segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Atividades com os alunos

A partir do provérbio africano O tempo dá, o tempo tira, o tempo passa e a folha vira”, os alunos fizeram uma textura com o auxílio de folhas de árvores do quintal da escola, papel ofício e giz de cera. Depois escreveram sobre as suas vidas e a sua relação com o tempo.








"O tempo

O tempo me deu o viver e a atitude, me deu o amar e fez de mim uma menina inesperada para os meus país.
O tempo me tirou muita coisa da infância, me tirou o ‘Eu quero mamãe”e o “Eu quero papai”. Me mostrou que nós temos que aprender a viver com o sim e o não. E nunca dizer não para o impossível, porque nada é impossível sem ao menos tentar.
O tempo passou correndo como um vento. Eu cresci gostando do impossível, mas, mesmo assim gostei do que eu vivi em pequena."
(Isabel Cristina, turma 802)





"O tempo dá...
O tempo me deu sabedoria
Com a vida que me cria
Na trilha que caminho
Com a mente sadia.
O tempo tira...
A minha avó foi tirada de mim
Coisa que não se faz assim.
E o tempo passou
E eu sofri calado"

(Victor Hugo de Amorim, turma 802)






"Eu perdi muitos familiares como meus avós tanto maternos como paternos. Perdi meu irmão e tios. Perdi minha infância. Não tenho mais pique para brincar. Perdi coisas que nunca pensei que perderia.
Ganhei muita responsabilidade, aquela coisa de mulher. Não tenho muitos amigos mais ganhei uma amiga verdadeira que conto tudo. Ganhei um celular que pensei que só ganharia quando começasse a trabalhar."


(Nilselene Menezes de Oliveira, turma 803)



"O tempo ele tem a autoridade de dar e tirar. O tempo me deu muitas coisas boas como amizades novas, alegrias, mas também levou algumas amizades, familiares e outras coisas. O tempo não escolhe pessoa, hora e nem lugar para tirar ou dar algo. Com o tempo aprendi muitas coisas legais. O tempo dá o tempo tira e a folha vira. Enquanto passa vou me divertindo esperando a folha virar para aprender muitas coisas. Com o tempo aprendo a viver".



(Daniella da Costa, turma 902)






"O tempo dá
Amizades eternas, amigas mais que irmãs, familiares, amores paixões incríveis.

O tempo tira
Pessoas que amamos, animais que gostamos, familiares, objetos, amizades, sentimentos, paixões eternas.

O tempo passa
A vida muda, os sentimentos crescem e volta alegria a reinar novamente.

E a folha vira
E tudo volta ao seu lugar e a vida continua."

(Sheena Thayná Magalhães turma 902)





"Uma época muito importante na minha vida foi quando meus pais se separaram. Eu tinha mais ou menos uns oito anos. Naquela época eu era, vamos dizer assim, inocente não entendia muito bem. Mas quando fiz onze anos comecei a compreender melhor, aceitar. Aí com o tempo me acostumei, hoje em dia eu vejo, que na verdade não mudou nada, só que eles se separaram, mas o amor que eu tenho por eles e o deles comigo continua. Porque acima de tudo eles são meus pais, e não deixarei de amá-los."
(Érika Maciel, turma 903)




"O tempo me deu provas de que a vida é feita de tentativas, lutas e conquistas.
O tempo me tirou coisas necessárias e pessoas importantes porque eu não dava valor.
E o tempo passou e tudo mudou, a folha virou e minha vida continuou"
(Bárbara Violante Ferreira, turma 901)

Nenhum comentário: